domingo, 23 de junho de 2013

SACCO E VANZETTI DE BOMBACHAS: É ISSO O QUE QUER O GOVERNO TARSO GENRO?


Porto Alegre, 23 de junho de 2013 - refletindo


Por enquanto está tudo meio confuso, acho até que a Polícia Civil daqui e o Piratini escolheram o alvo errado mesmo. Assim como Yeda Crusius, atiraram no que achavam que viam e acertaram, no que eles nem sequer imaginavam. Por ex: tem companheir@s de distintas frentes sociais, que estão no 2o escalão do governo estadual que nos conhecem e militaram junto com a gente. Vamos ver se virão ou não mandados através do Poder Judiciário. Mas, compa, o que eu acho que dá para fazer é explicar que em Porto Alegre só tem repressão e consequente revolta popular - e aí sim, depredações contra a cidade - em função de que a Brigada Militar defende fisicamente o perímetro da RBS, transformando a região em praça de guerra. Já a presença da direita em escala nacional, ou especificamente em São Paulo, todos concordamos e temos de combater isso. 



Se desmontar esta peça no Brasil é complicado, no Sul é fácil. O Bloco de Luta pelo Transporte 100% Público continua convocando e é uma frente unitária. Tamanha é a desfaçatez do Tarso que ele pediu, na coletiva de imprensa, que PSOL e PSTU nos deixassem isolados! E aí na noite de sexta 21/06, após esta coletiva, a RBS chama um programa local, Conversas Cruzadas, onde tem a presença de um militante da ANEL, da Juventude do PSTU. Estão sinalizando, o tempo todo, e tentando se mostrar como “responsáveis”, mas só tem violência estatal em Porto Alegre em função deles. No Sul jamais foram “proibidas” bandeiras de frentes e agrupações sociais e movimentos populares, no Sul a esquerda jamais perdeu a coordenação do movimento. Basta ver a foto de capa da própria ZH de 6a (21/06). Todos os argumentos do Piratini contra a FAG - não falam diretamente, mas a Civil invade a sede, uma Biblioteca em local turístico e apreendem LIVROS - são furados e não se provam e se desmoralizam politicamente. O próprio Tarso quando prefeito de Porto Alegre apoiou a edição do livro Os Anarquistas do Rio Grande do Sul (1995). É um festival de absurdos, fazendo gracinha e tentando pegar carona como porta-voz de um novo momento político e com a RBS empurrando-o. 



Além da nota orgânica, que deve contar com assinaturas de apoio e solidariedade - e que está por sair - o que dá para fazer é circular toda a história mesmo, com rigor de datas e fatos (conforme enviei os links jornalísticos) e tornar essa opereta tipo Sacco e Vanzetti de Bombacha um deboche em escala nacional. A FAG sempre trabalhou pela unidade dentro do anarquismo, trazendo para a militância setores mais difusos, compondo e respeitando todas as vertentes do anarquismo, assim como a unidade pela base nas lutas concretas. TODO MUNDO QUE FAZ POLÍTICA NO SUL DO BRASIL SABE DISSO. Fazer circular estas informações, aliás, corretas factualmente (como a síntese que segue abaixo), já ajuda muito. 



PORQUE A PALAVRA NÃO SE RENDE - Rodolfo Walsh



Síntese das matérias de Zero Hora com a postura do Poder Executivo e as notas respostas da FAG



Oi, abaixo segue a recompilação de matérias e respostas provisórias da FAG diante da campanha da Zero Hora (principal jornal do grupo RBS), difundindo declarações do governador Tarso Genro (PT) e da Segurança Pública do estado. 



Matéria que dissemina a calúnia de que existem militantes internacionais treinando em tática de guerrilha aos anarquistas militantes do Rio Grande do Sul:http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2013/06/violencia-em-protestos-no-rio-grande-do-sul-preocupa-o-palacio-piratini-4175283.html









Primera nota da FAG a esta resposta, provisória:http://prod.midiaindependente.org/pt/blue/2013/06/520412.shtml



Segunda nota da FAG, resposta provisoria, ainda que mais larga:http://batalhadavarzea.blogspot.com.br/2013/06/policia-federal-invade-sede-da.html (aún se creía que era la Federal)



Reportagem do jornal eletrônico do Rio Grande do Sul, que dá a versão da FAG



A reportagem de Zero Hora difunde um resumo da coletiva do governador dada na sexta dia 21/06/2013, responsabilizando os anarquistas (e a FAG por tabela) e pedindo que a esquerda isole o anarquismo militante dos protestos: 

Um comentário:

  1. Como se pode submeter um texto para divulgação aqui? Não há nenhum link de contato com os administradores.

    ResponderExcluir